Hash Me

Pessoal,

a vida está um pouco corrida e o blog acabou ficando um pouco de lado. Eu peço desculpas ao pessoal que prestigiou ao longo desse tempo e informo que pretendo voltar as minhas atenções em maior quantidade ao blog novamente.

Hoje escolhi falar de um programa e projeto bem interessante que é o “Hash Me”.

O HashMe é um utilitário para gerar resultados hash de arquivos. Para quem não sabe o que é hash, entendam como uma assinatura única que cada arquivo possui, essa assinatura pode variar de acordo com o algoritmo de hash utilizado. Teoricamente, esse hash tem que ser único para cada arquivo e qualquer alteração no mesmo, como a inserção de uma vírgula no texto por exemplo, muda completamente o resultado final. Esse é um resumo bem básico do conceito, sugiro pesquisas mais a fundo para conhecerem melhor sobre o assunto. Há muito material disponível.

Você checar o hash de um arquivo antes de enviar para alguém e checar novamente assim que o mesmo for entregue, garante que nenhuma alteração foi feita caso o resultado do hash se mantenha igual. Ou seja, o arquivo não sofreu nenhuma alteração ou adulteração no caminho até o seu destino.

Abaixo segue a tela de ajuda do Hash Me:

Exemplo:

1) hashme.exe meutexto.txt -md5
Irá gerar o hash MD5 do arquivo meutexto.txt

2) hashme.exe meutexto.txt -c
Irá criar no diretório corrente o arquivo meutexto.txt.hashme, esse arquivo contém a assinatura SHA256 do arquivo meutexto.txt
Caso o comando seja digitado novamente, ao invés de criar um novo arquivo .hashme ele irá identificar o já existente no diretório corrente e irá checar se o arquivo meutexto.txt foi adulterado ou não.

O Hash Me é gratuito e pode ser obtido no link http://sourceforge.net/projects/hashme

É isso, qualquer dúvida é só escreverem.